Alunas de Limoeiro vão estudar no exterior

 

 

Lorena Galdino da Franca e Monique de Oliveira Maia, alunas de Tecnologia em Alimentos, e Dânya Gerucia de Sousa Holanda, que cursa Saneamento, conquistaram, através do programa “Ciência sem Fronteiras”, do governo federal, bolsas de estudo para qualificação em universidades fora do País. As três estão no sexto semestre de seus cursos no Campus Limoeiro do Norte do IFCE. Para concorrer, é preciso ser bolsista de iniciação científica.

O “Ciência sem Fronteiras” busca acelerar o desenvolvimento tecnológico e estimular os processos de inovação no Brasil por meio da mobilidade internacional docente, discente de graduação e pós-graduação. A seleção às bolsas, de seis a doze meses de estudo, ocorre por meio de edital lançado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Para a professora Marlene Nunes, orientadora de Lorena e Monique, esse tipo de estudo em grandes instituições de ensino no exterior representa muito para o futuro do universitário. “Será um aprendizado enriquecedor para a carreira delas”, comentou.

Na opinião da doutora em bioquímica Renata Chastinet, que orienta a aluna Dânya, “esse intercâmbio abre o caminho das estudantes para entrarem em contato com tecnologias de ponta e professores com visões diferentes das tendências mundiais."

Foto: Alunas e orientadoras comemoram a conquista (Luís Carlos de Freitas)

Luís Carlos de Freitas - Limoeiro
Fonte: Portal do IFCE