Alunos de Maracanaú logram 1º lugar no México
Três alunos do campus de Maracanaú do IFCE foram premiados com o primeiro lugar na I Olimpiada Mexicana de Proyectos de Ingeniería Química, Alimentos y Ambiental (Olimpiquaa), ocorrida de 26 a 28 de março, na Universidade das Américas Puebla, em Puebla, México. O concurso fez parte da programação do 9° Congreso Internacional de Ingeniería Química, Ambiental y Alimentos (Coniiquaa), que reuniu trabalhos científicos nas áreas de engenharia ambiental, engenharia de alimentos e engenharia química.
Os alunos Maria Zélia Silva de Freitas, Renato Alan Silva Duarte e Inaiá Lopes Guerreiro (foto), graduandos do curso de licenciatura em Química, foram contemplados na categoria Engenharia Química. Com isso, conquistaram ainda credenciais para participarem da Feira Internacional: Expo Ciências América Latina em Assunção, que acontecerá no Paraguai, pelo que representarão o Brasil no congresso.
Os alunos são bolsistas de pesquisa do laboratório de Práticas Pedagógicas (LPP) e do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do campus de Maracanaú. O artigo vencedor, intitulado Jabón ComCiência: el uso de aceite de freír para la fabricación de jabón ecológico y como herramienta de enseñanza para la educación ambiental y química, foi orientado pela professora Raimunda Olímpia de Aguiar Gomes (IFCE) e co-orientado pela professora Ana Kédyna Ribeiro de Souza (Seduc), como resultado dos trabalhos desenvolvidos no LPP.
Bolsistas do PIBID do campus de Maracanaú premiados no México (divulgação)
Comunicação Social - Reitoria
Fonte: Portal do IFCE