Comitiva do Conif discute parcerias com Alemanha e Inglaterra
Em busca de estabelecer parcerias e
conhecer a estrutura de novas instituições de ensino técnico e superior
inglesas e alemãs, o reitor eleito do IFCE, Virgílio Araripe, e o atual
pró-reitor de Extensão, Gutenberg Albuquerque, integram comitiva oficial
de reitores brasileiros do Conselho Nacional das Instituições da Rede
Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), que
segue com destino à Europa no período de 28 de janeiro a 8 de fevereiro.
O professor Virgílio Araripe, atual
pró-reitor de Administração e Planejamento, viaja na condição de
representante institucional, tendo em vista sua eleição e a posse no
cargo de reitor já nos próximos dias. O docente Gutenberg Albuquerque,
como já ocorrido em outras oportunidades, será o interprete oficial do
grupo. A comitiva do Conif reúne mais 28 de gestores da rede federal e
viaja a convite das entidades Centro Universitário da Baviera para a
América Latina – Baylat (Alemanha) e Associação dos Colleges
(Inglaterra) .
De acordo com a programação, estão
previstos seminários e visitas técnicas, com objetivo de trocar de
experiências entre a rede federal de educação profissional e tecnológica
brasileira e os sistemas de educação profissional e tecnológica dos
referidos países.
Segundo o novo reitor do IFCE, essa é
mais uma oportunidade para consolidar as parcerias internacionais já
estabelecidas com estes dois países. “Estamos em busca de novas
oportunidades de aprimoramento da qualificação para nossos alunos e
professores, tanto no que diz respeito à formação profissional quanto à
cultural. Por isso, também é importante estarmos abertos a receber os
estudantes de lá”. Virgílio lembra ainda que, ao longo do período de
quatro anos da atual gestão, foram fechadas parcerias com 17 países nos
mais diversos continentes, incluindo Reino Unido e Alemanha.
Imagem: Novo reitor, Virgílio Araripe (em pé), e Gutenberg Albuquerque (sentado).
Foto: Bruno Leonardo
Márlen Danúsia - Reitoria
Fonte: Portal do IFCE