Pesquisa de estudantes do Ceará é selecionada em evento internacional


Depois de dois anos de pesquisas e muitas tentativas frustradas, estudantes do curso de eletrotécnica do Instituto Federal  de Ciência e Tecnologia (IFCE) de Juazeiro do Norte, na região do Cariri cearense, conseguiram tranformar o óleo de cozinha já utilizado (e normalmente descartado) em biodiesel e glicerina. "Foi uma pesquisa muito difícil, com muito suor e muito neurônio queimado, mas tudo deu certo", relata o estudante Cícero de Paulo dos Santos.

Os dois produtos são obtidos com a adição de outros dois produtos químicos. "Nesse processo a gente purifica o óleo para retirar as impurezas e utiliza o óleo purificado para produzir o biodiesel e neste processo a gente obtém também a glicerina", explica a estudante Maria Jéssica da Silva.

De acordo com ela, até as impurezas retiradas do óleo são aproveitadas. "A gente usa as impurezas resultantes da lavagem do óleo para produzir sabão. No nosso processo não há geração de resíduos", diz.

O trabalho dos estudantes do ensino médio foi um dos oito escolhidos e vai representar o Brasil na maior mostra científica do mundo, que vai se realizar em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. "Vamos levar alunos de escola pública para uma condição que seria inimaginável. É uma satisfação imensa", reconhece o professor Ricardo Fonseca, do IFCE.

Com o trabalho, uma multinacional está querendo abrir uma micro-usina em Juazeiro do Norte. "O que precisamos agora é incentivar as pessoas a não descartar o óleo de cozinha utilizado. A ideia é de que se construa essa cultura na cidade", diz o professor.


Fonte: Portal G1.CE