Campus de Fortaleza recebe alunos estrangeiros

Os estudantes estão cursando o Ensino Médio e o técnico na instituição


Dentre as ações desenvolvidas no IFCE, destacam-se as relações com outros países, o que inclui o intercâmbio de alunos entre o instituto e escolas internacionais.

O programa America Field Service Intercultura Brasil, que tem um convênio com o IFCE, trouxe ao campus de Fortaleza 5 estudantes estrangeiros, oriundos do Japão, da Tailândia, do México, da Itália e dos Estados Unidos. Trata-se de alunos do Ensino Médio que vêm cursar um ano de sua formação no IFCE.

O aluno japonês Go Iwasaki, de 17 anos, já está falando o português e adora o Brasil. “Meu intercâmbio é muito bom. A recepção dos estudantes do IFCE é muito boa. Fiz amigos muito rápidos. E as aulas são muito interessantes”.

Segundo William Orvis, dos EUA, o intercâmbio é importante para conhecer uma nova cultura e um novo idioma. “Também para fazer amizades com pessoas de outro país e entender o mundo como um lugar de muitas culturas”, explica William.

Como forma de estreitar as relações com outros países e favorecer a troca cultural, o IFCE também promove o PEC-G, programa que traz alunos estrangeiros para cursar toda a graduação no Brasil. Atualmente, temos 8 alunos da República do Congo, da Guiné-Bissau e do Cabo Verde aqui no instituto.

Na imagem, os estudantes estrangeiros que estão no campus de Fortaleza do IFCE. (foto: Herlon Diógenes).
Gabriella Maciel - Fortaleza