Continuidade de convênio é tratada na Itália
Em viagem à Itália, o reitor Cláudio Ricardo participou de reunião com autoridades da cidade de Valdobbiadene e com representantes da Universidade de Ca’Foscari para tratar sobre a continuidade do convênio de pós-graduação que formou quatro professores do IFCE no mestrado em enogastronomia. O encontro ocorreu no final do mês de junho, com a participação do pró-reitor de Ensino, Gilmar Lopes, e da diretora de pós-graduação, Benedita Lopes.
A programação da comitiva do IFCE na Itália incluiu visitas técnicas a empresas de alimentação junto aos alunos do mestrado e reunião com representantes do Istituto Statale D’Arte G. De Fabris, em Vicenza, a fim de estabelecer novos convênios na área da cerâmica. O reitor participou ainda do encerramento das aulas teóricas do mestrado em Cultura da Alimentação e do Vinho, do qual participam os docentes do Instituto Federal.
Na ocasião, os professores organizaram um stand para divulgar um pouco da gastromomia cearense e a missão do IFs brasileiros. No discurso, Cláudio Ricardo reforçou a estreita relação entre o Brasil e a Itália e os bons frutos colhidos pelos projetos desenvolvidos entre os dois países. Ele ressaltou também a importância de intercâmbio para a qualificação dos servidores e o interesse pela continuidade de outras parcerias com a Itália.
Os professores que participam da pós-graduação retornaram ao Brasil, no dia 27 de junho, onde concluirão a parte prática profissional do mestrado. Já no IFCE, eles finalizarão a dissertação exigida para colarem grau. A defesa do trabalho deverá ser realizada em fevereiro do próximo ano, junto à coordenação do curso, na Itália.
Imagem: Em pé (da esquerda para a direita), reitor Cláudio Ricardo, mestranda Valônia Oliveira e coordenador do mestrado Roberto Stevanato. (foto: Divulgação)
Fonte: Portal do IFCE